sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Introdução TCC

INTRODUÇÃO

.
Este trabalho é fruto de estudos realizados no curso de Pós Graduação em Gestão Escolar oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. Permeia esta escrita dois eixos básicos que orientaram o curso do começo ao fim:a) a educação compreendida como direito social a ser suprido pelo Estado e b) a gestão democrática da escola como meio indispensável à realização da finalidade social da educação. Esses dois eixos levam-nos a uma compreensão de que a escola, em sua forma concreta de ser, é objeto de análise.
Procuro nas entrelinhas deste trabalho apontar algumas reflexões e questionamentos, na busca de contribuir com as discussões e análises do ambiente familiar e sua interferência no processo ensino aprendizagem, haja vista que um projeto político pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos; materializa a reflexão crítica, buscando a efetivação das metas no espaço educacional , partindo do interesse de todos os atores que fazem acontecer a educação..Frente a isso, destaca-se que a temática: O PPP como instrumento de apoio ao processo educacional foi escolhida, considerando os estudos feitos ao longo do curso ,as transformações que passa o mundo contemporâneo e as famílias dos educandos que possivelmente podem influenciar o espaço escolar dos filhos.
Neste sentido, analisaremos os aspectos da localização econômico- sócio – geografia da escola Municipal professora Maria Pérez Schelb utilizando como referência fatores que caracterizam a vida familiar dos alunos. Estes fatores foram inferidos a partir de um questionário e entrevistas feita com os pais ou responsáveis.
Com base nos aspectos investigados é possível observar a situação familiar, traços do contorno geral econômico e cultural da família dos alunos.
A escola tem buscado a re-significação do seu papel, estabelecendo uma relação prazerosa entre família - escola. Para tanto, necessita, diante dessas mudanças, fundamentar-se e avaliar-se como aprendiz e, principalmente, mudar seus esquemas de aprendizagem para poder posicionar-se de outra forma e acompanhar em sua práxis os desafios e a complexidade que o seu ambiente exige.
O trabalho foi estruturado em três capítulos primeiro: Reflexão sobre o fator ambiental enfocou a como a realidade familiar interfere no processo de aprendizagem.
O segundo capítulo com o título: Interação família e escola expôs reflexões acerca da relação família-escola e a importância dessa interação para o bom desenvolvimento do educando.
O terceiro e último capítulo; Análise sobre a localização econômico-sóio-geográfica da escola municipal professora Maria Quitéria Pérez Schelb.
A proposta é abrir espaço para novas investigações a partir do levantamento realizado com este estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário