sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Introdução TCC

INTRODUÇÃO

.
Este trabalho é fruto de estudos realizados no curso de Pós Graduação em Gestão Escolar oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. Permeia esta escrita dois eixos básicos que orientaram o curso do começo ao fim:a) a educação compreendida como direito social a ser suprido pelo Estado e b) a gestão democrática da escola como meio indispensável à realização da finalidade social da educação. Esses dois eixos levam-nos a uma compreensão de que a escola, em sua forma concreta de ser, é objeto de análise.
Procuro nas entrelinhas deste trabalho apontar algumas reflexões e questionamentos, na busca de contribuir com as discussões e análises do ambiente familiar e sua interferência no processo ensino aprendizagem, haja vista que um projeto político pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos; materializa a reflexão crítica, buscando a efetivação das metas no espaço educacional , partindo do interesse de todos os atores que fazem acontecer a educação..Frente a isso, destaca-se que a temática: O PPP como instrumento de apoio ao processo educacional foi escolhida, considerando os estudos feitos ao longo do curso ,as transformações que passa o mundo contemporâneo e as famílias dos educandos que possivelmente podem influenciar o espaço escolar dos filhos.
Neste sentido, analisaremos os aspectos da localização econômico- sócio – geografia da escola Municipal professora Maria Pérez Schelb utilizando como referência fatores que caracterizam a vida familiar dos alunos. Estes fatores foram inferidos a partir de um questionário e entrevistas feita com os pais ou responsáveis.
Com base nos aspectos investigados é possível observar a situação familiar, traços do contorno geral econômico e cultural da família dos alunos.
A escola tem buscado a re-significação do seu papel, estabelecendo uma relação prazerosa entre família - escola. Para tanto, necessita, diante dessas mudanças, fundamentar-se e avaliar-se como aprendiz e, principalmente, mudar seus esquemas de aprendizagem para poder posicionar-se de outra forma e acompanhar em sua práxis os desafios e a complexidade que o seu ambiente exige.
O trabalho foi estruturado em três capítulos primeiro: Reflexão sobre o fator ambiental enfocou a como a realidade familiar interfere no processo de aprendizagem.
O segundo capítulo com o título: Interação família e escola expôs reflexões acerca da relação família-escola e a importância dessa interação para o bom desenvolvimento do educando.
O terceiro e último capítulo; Análise sobre a localização econômico-sóio-geográfica da escola municipal professora Maria Quitéria Pérez Schelb.
A proposta é abrir espaço para novas investigações a partir do levantamento realizado com este estudo.

Reflexão sobre o fator ambiental

REFLEXÃO SOBRE O FATOR AMBIENTAL

Vivemos numa sociedade caracterizada por situações de injustiça e desigualdade, onde famílias lutam com inúmeras dificuldades para sobreviverem. Esses problemas atinge as crianças, e se manifestam na aprendizagem de forma negativa revelando carência afetiva, deficiência de condições habitacionais, sanitárias, de higiene e nutrição, privações lúdicas, psicomotivas, simbólicas e cultural, ambiente repressivos elevado nível de ansiedade, relações interfamiliares, métodos de ensino impróprios e inadequados.
Para Smith e Strick (p.31.2001) um ambiente estimulante e encorajador em casa produzem estudantes adaptáveis e muito dispostos a aprender, mesmo entre crianças cuja saúde ou inteligência foi comprometida de alguma maneira.
Os pais podem influenciar a aprendizagem de seus filhos através de atitudes e valores que passam para eles, normalmente, verifica-se deferentes situações vividas por alunos com dificuldade de aprendizagem: os pais são separados, o aluno é órfão, vive num lar desunido, passam mais tempo em creche e escola do que em casa, presencia cenas de embriagueis de pessoa da família, cenas de sexo e etc.
Por isso, é importante que a escola investigue e analise cada caso, cada aluno e suas condições de vida conhecendo melhor a família de seus alunos, discutindo com a equipe pedagógica o que pode ser feito para melhorar a aprendizagem levando em consideração fatores não só fora da escola, mas como também o professor, a relação entre alunos, os métodos de ensino e o ambiente escolar.
Em síntese, para Thiollent (2005, p. 18), a pesquisa-ação se caracteriza:
a) por uma ampla e explícita interação entre pesquisadores e pessoas
implicadas na situação investigada;
b) desta interação resulta a ordem de problemas a serem pesquisados e
das soluções a serem encaminhadas sob forma de ação concreta
c) o objeto de investigação não é constituído pelas pessoas e sim pela
situação social e pelos problemas de diferentes naturezas encontradas
nessa situação
d) o objetivo da pesquisa-ação consiste em resolver ou, pelo menos em
esclarecer os problemas da situação observada
e) há, durante o processo, um acompanhamento das decisões, das ações e
de toda a atividade intencional dos atores da situação
f) a pesquisa-ação não se limita a uma forma de ação (risco de ativismo).
Pretende-se aumentar o conhecimento dos pesquisadores e o
conhecimento, ou o ‘nível de consciência’, das pessoas e dos grupos
considerados.
Portanto, a família é o ponto norteador para o professor desenvolver e contribuir para mudanças positivas no sentido de valorizar a criança, suas capacidades, interesses e suas perspectivas de superar todos os tipos de dificuldades e obstáculos.
Nessa articulação, Pilleti (1987,p.147) corrobora:

A escola pode, ainda, prejudicar a aprendizagem ao não levar
em consideração as características do aluno[...] muitos obstáculos
à aprendizagem têm origem familiar e individual, mas seus efeitos negativos sobre o
trabalho do aluno podem ser minimizados ou anulados, se o professor e a escola procurarem compreender e levar em consideração esses obstáculos, buscando sua superação.

Interação família escola

INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

A LDBEN( lei de Diretrizes e bases da Educação nacional) lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, título II, artigo 2º declara:


A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício e sua qualificação para o trabalho.

O primeiro espaço de convivência e aprendizagem da criança depois da família é o ambiente escolar. Assim a escola também se torna um ambiente fundamental para o desenvolvimento tanto pessoal quanto social do indivíduo.
Desta forma, Tiba (2006,p.188) assevera:

A cada uma, família e escola cabem cumprir a parte que lhe compete, mesmo que possa haver algumas áreas de confluência e superposições, por para a escola, seus alunos são transeuntes curriculares, para os pais, seus filhos são para sempre.

Percebe-se que, os pais vem se ausentando da educação dos filhos por terem que trabalhar, passando maior parte do tempo fora de casa e deixando toda a responsabilidade da educação de seus filhos para a escola.
Portanto, é importante que haja uma retomada dessa visão, considerando a participação dos pais no âmbito escolar. Nesse contexto, Carvalho(2000,p.147) diz:


[...] o modelo de envolvimento dos pais na escola está sendo assimilado no contexto da atual tendência à descentralização da gestão educacional e melhoria da produtividade escolar [..]

A eficácia do processo educacional está intimamente ligada a uma participação compartilhada da pais e escola,alicerçada em princípios próximos. Portanto, é importante participação Constante e efetiva dos pais com interesse sincero e real, Segundo Bettelheim (apud. VALLENTE, 1995, p.63):
“ para a maioria das crianças terem sucesso na escola, é de suma importância o interesse dos pais por seu aprendizado.”
Diante do exposto, a escola deverá ser criativa para mobilizar, sensibilizar os pais, trocar idéias a respeito da amplitude dos problemas familiares como possível fator de interferência no processo de aprendizagem escolar.

Localização Econômico-Sócio- Geográfica

LOCALIZAÇÃO ECONÔMICO-SÓCIO-GEOGRÁFICA

A elaboração deste item (localização econômico-sócio-geográfico) teve como base sondagens e pesquisas com a participação da comunidade escolar em que pertence a escola. A partir dos dados coletados através de questionário e entrevistas com os pais foram montados gráficos que auxiliam na visualização de nossa realidade: composição familiar, idade, atividades econômicas grau de escolaridade, bairros, renda familiar, moradia, meios de comunicação, saneamento básico, religião.

Em breve postarei os gráficos estou com dificuldade em postá-los
Aguardem.....







100 % DAS FAMÍLIAS POSSUM SAMEAMENTO BÁSICO EM BOAS CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA - ESGOTO , ÁGUA TRATADA , CALÇAMENTO E COLETA DE LIXO

conclusão TCC

CONCLUSÃO

Tendo em vista que a preocupação desta pesquisa é a respeito da possibilidade de ampliar e facilitar a interação família e escola através do conhecimento real da qualidade de vida de cada família, uma vez coletado os dados e processados, os mesmos se tornaram objeto de estudo da instituição, produzindo um conhecimento sobre a importância de se construir alternativas para lidar com as dificuldades e entraves emergentes em todo processo educacional possibilitando uma ampliação do conceito de currículo como construção social.
Neste contexto fica claro que ir além da escola, integrando, estreitando as relações, é uma experiência que resulta no sucesso da escola em todos os aspectos.
A intenção maior deste trabalho é incentivar e demonstrar através da prática que é possível aplicar a gestão democrática quando conhecemos ou buscamos conhecer a comunidade escolar, quando deixamos a mesma opinar, reivindicar, participar ativamente da escola sem que a hierarquia seja corrompida
Não devemos esperar que situações cobre de nós este conhecimento, devemos periodicamente fazer com que a escola seja conhecida pela sociedade através de sua realidade, pensando nesse aspecto o objeto de estudo deste trabalho veio a contribuir com a Secretaria Municipal de Educação de Muriae na escolha do terreno em 2009 para futura construção do prédio próprio, onde o fator referência para a escolha foi a demanda de matrícula por bairros .
Atualmente, a dinamicidade do PPP que é uma construção e reconstrução permanente demonstra através dos dados obtidos como é a localização econômico –sócio – Geográfica da escola que foi instrumento deste estudo:
Composição familiar, 51% são femininos,49% são masculinos, a maioria, 44% são de idade de 0 a 20 anos. As atividades econômicas são exercidas 7% na zona rural e 93% na zona urbana.
O nível de escolaridade reflete o acesso restrito das famílias ao ensino superior, onde somente 3% dos membros da família o concluíram
.
Observamos que 60% tem casa própria e que as demandas de matrículas são oriundas de 9 bairros da cidade, 41% do bairro Santo Antonio e 59% de bairros diversos.
O Programa Bolsa Família atinge 55% das famílias.
Todas as famílias, ou seja, 100% possuem saneamento básico e tem boas condições de sobrevivência.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 11ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.

PERRENOUD, Philippe. A Pedagogia na Escola das Diferenças. 2ª ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.

VASCONCELOS,C.capturado no site
<http://www.eps.ufsc.br/disserta98/delmar/cap4htm>

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
LÉVY, Piérre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

Capa


Universidade FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO Lato Sensu em GESTÃO ESCOLAR









O PPP COMO INSTRUMENTO DE APOIO
AO PROCESSO EDUCACIONAL





Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado a Universidade Federal de
Viçosa, como requisito parcial para a
obtenção do título de Pós – Graduação
em Gestão Escolar.

Orientadora: Joana D'Arc Germano Hollerbach

Rascunho do meu TCC

Universidade FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
pós- Graduação Lato Sensu em GESTÃO ESCOLAR

Margareth Rodrigues da Silva Chaves
Sônia Maria dos Santos Ferreira








O PPP COMO INSTRUMENTO DE APOIO
AO PROCESSO EDUCACIONAL










MURIAÉ
2007

sexta-feira, 8 de maio de 2009

foto dos meus filhos



Estes são meus filhos

Hugo e Higor, presente divino!!!

Alunos da escola Maria Quitéria


Existe educação
quando há amor
pelo que se faz...

Mamãe professora

Esta mensagem não é de minha autoria, fiz algumas adaptações
e fiz para as professoras da minha escola,
quem souber o autor, por favor, comunique.
bjus


Parabéns Mamãe professora,
Por ser hoje também homenageada. Tu és educadora.
Tens mais um dia para ti,
Há quanto tempo em sala de aula?
Educando, ensinando tudo.
Fazendo o que pode e o que não pode para seus alunos queridos.
Muitos lembram de ti com honra neste dia, lhe agradecem pela ajuda e todo o incentivo.
Muitos hoje, dão graças a ti por ter chegado aonde chegaram.
A matemática se tornou mais simples com seu jeito de explicar.
Os números até brincam de esconder e educar.
É grande seu merecimento,
Seu mérito é maior.
Tens em seus alunos filhos até o infinito.
Obrigada Mamãe.
E parabéns!!!
Tenha um belo dia.
Com carinho,
Margareth

Mensagem para auxiliares de serviços na educação

Parabéns Mamãe funcionária da educação,
Por ser hoje também homenageada. Você é educadora.
Tem mais um dia no calendário para você
que dedica parte de seu dia a escola
Educando, ensinando tudo.

De mamãe podem te chamar!
Tenha um belo dia.
Com carinho,
Margareth Maio/2009

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Escola de Gestores




Esta é minha escola

neste lugar me sinto muito feliz!!!

É aqui que passo a maior parte de meu dia.

Em breve teremos nosso prédio próprio pois

este é alugado pela prefeitura.

Endereço: Rua prefeito Geraldo Starling, 340

Bairro São Francisco Muriaé - MG

Escola de Gestores UFV

Uma das exigências da DPE 580
é a criação de um site blog na Web.
Estou descobrindo caminhos e este blog
será referência e portifólio desta etapa
em minha vida.
Se alguém tiver algo a acrescentar sinta-se a
vontade e mande sugestões mas por favor
me indique o caminho com detalhes pois
sou uma aprendiz.
bjão para todos que por aqui passarem

terça-feira, 5 de maio de 2009

colegas gestores

Muito bom superar esta etapa
sugiro que todos vocês criem o
seu blog,
Descobri o site www.blogger.com
estou achando o máximo, agora quero construir
o da minha escola, boa sorte à todos.

Todo conhecimento é fruto de um aprendizado

Até que enfim...

Muitos dias de luta,muitas noites esperando

meu pequeno dormir para

concluir as atividades do meu curso

valeu professor Lelis!!!

|Aqui estou.

Vamos em frente!

APRENDENDO A APRENDER

PRONTO!!!

ACHEI QUE NÃO CONSEGUIRIA

POXA DÁ UMA SENSAÇÃO DE MEDO

MAS TEMOS QUE ARRISCAR A CADA DIA

VENCER NOVOS DESAFIOS E PROPOR SOLUÇÕES

ESPERO SUPETAR MINHAS EXPECTATIVAS NA CONSTRUÇÃO DESTE BLOG

VALEU!!!!!